quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nota de Esclarecimento - Arborização Urbana

A situação da arborização urbana de Sete Lagoas infelizmente não é exemplar, afinal muitos dos espécimes foram plantados de maneira inadequada, sem respeitar o porte da espécie, que está diretamente relacionado a largura da calçada, presença de fiação, distancia mínima de postes (evitando prejudicar iluminação pública), presença de caixas e redes de esgoto, dentre outros.
Outro fator que ainda não é levado em conta pela população setelagoana, é a área mínima de infiltração, que deve ser de 1m² para espécies de menor porte. Ao contrário, o que vemos, são árvores de grande porte sendo estranguladas por massa de cimento.
Sabemos que isso decorre da falta de orientação técnica, falha que já estamos corrigindo na atual gestão.
Cabe ressaltar aqui, que as árvores do ambiente urbano estão sobre forte pressão (menor fertilidade do solo, menor recarga hídrica, solo compactado, emissão de particulados e poluição, clima oscilante), uma vez que não se encontram em suas condições naturais de desenvolvimento. Isso torna sua “vida útil” menor, sendo necessária sua substituição de tempos em tempos.
Esclarecemos que onde é feita uma supressão, anteriormente há uma vistoria técnica, onde avaliamos os pós e contras da manutenção do espécime. Sempre buscando preservar o que já existe, e caso isso não seja possível, que seja compensado com novos plantios.
Quanto às ervas de passarinhos, essa é uma grande preocupação da SMMA e nos comprometemos a continuar nossa caminhada por uma cidade mais arborizada, dando mais qualidade de vida aos sete lagoanos.
Aproveitamos para compartilhar a todos que a SMMA tem um programa de doação de mudas ARBÓREAS, para a ARBORIZAÇÃO URBANA. Basta comparecer nesta secretaria com RG, comprovante de endereço e informações como largura da calçada e presença/ausência de fiação, e os técnicos indicarão a espécie mais adequada para cada situação. Fica aí o nosso apelo de que se plantem mais árvores sim, mas com a orientação técnica, para evitarmos futuros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário