quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nota de "descontentamento"



Como é de conhecimento de todos, a SMMA- Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas, tem buscado adequar a arborização urbana. A substituição arbórea, muitas vezes se faz necessária se tratando de algumas espécies exóticas, invasoras ou inadequadas para o espaço no qual estão inseridas como, por exemplo, os paus ferros da Av. Villa Lobos.
Nesta avenida as árvores pau-ferro (Caesaupinea ferrea) vêem sendo substituídas gradativamente por mudas de quaresmeiras (Tibouchina granulosa).
Os responsáveis técnicos realizam periodicamente o acompanhamento dos plantios e durante a vistoria do dia 27/12/11, na supracitada avenida, foi constatado mais um ato de vandalismo em nossa cidade. Em um dos canteiros da avenida, nas proximidades dos números 1400 a 1482, foram quebradas praticamente todas as mudas. Nove mudas em menos de 100m lineares de canteiro central.
A maioria das árvores depredadas é por ato de vandalismo logo após o plantio, ainda na fase de adaptação, ocorrendo geralmente à noite. Os vândalos quebram os galhos e troncos das árvores. Em setembro de 2011 fizemos o plantio de 96 árvores e tivemos que refazer o plantio da Av. Villa Lobos no final do mesmo mês.
Quem depreda árvores está cometendo um crime contra o meio ambiente e contra o patrimônio público. O vandalismo causa prejuízo financeiro e, principalmente, danos à arborização, que faz parte da qualidade de vida de nossa cidade. Para plantar cerca de 10 mil árvores por ano, a Prefeitura tem gastos com água, sementes, embalagens, transporte e mão-de-obra do cultivo além de técnicos responsáveis pelos projetos.
A Prefeitura vai intensificar o plantio de árvores nas ruas da cidade. Cabe a SMMA realizá-los, mas para isto, precisa da população como PARCEIRA.
Cidadãos de Sete Lagoas, contamos com a colaboração de todos na construção de uma cidade melhor para vivermos.

Um comentário:

  1. É preciso que a Guarda Municipal cumpra o seu papel de proteção do patrimônio público. Sem esquemas de rondas, de horários, de concentração de esforços nos pontos onde os problemas acontecem ela torna-se desnecessária. Conheçam as Guardas Municipais de outras cidades, dotadas de viaturas e outros recursos que não temos aqui. Cidades menores que Sete Lagoas mas que já entenderam há muito a necessidade de proteção do patrimônio.
    Solicitar parceria da parcela da população - que quero acreditar pequena - que realiza esses atos é pregar no deserto.
    Bem-vindos pois ao clube dos que pregam por uma nova ordem nas relações dentro do município. A diferença é que vocês fazem parte do "poder público constituído" e têm ferramentas, mas não as usam. Nós não possuímos ferramenta alguma.

    ResponderExcluir