quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicas ambientais de hoje: Automóveis!

Todos podemos colaborar com a conservação do meio ambiente. Veja algumas dicas aplicadas ao cotidiano sobre hábitos ambientalmente saudáveis e consumo sustentável!




Sabia que pode reduzir a poluição atmosférica reciclando os resíduos que produz? — 2008-07-15Se reciclar vidro, papel, pilhas, óleo de motor e latas de alumínio, estes materiais podem ser reutilizados e contribui para reduzir o volume de resíduos incinerados em 70%.


 Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia.


 Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.

 Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento, onde se consome muito combustível para tirá-lo do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.


 Procure desligar o veículo em paradas prolongadas.

 Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.

 Verifique o estado do catalisador do sistema de exaustão. Este componente é muito importante para a redução das emissões, pois, quando obstruído, reduz a eficiência do motor, aumentando o consumo de combustível.

 Procure abastecer em postos de confiança e confira sempre a lista dos fornecedores fraudulentos no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – www.anp.gov.br.

Não jogue lixo pela janela, isto não reduz o consumo de combustível, mas o meio ambiente agradece!

Fonte: clique aqui

Informação retiradas dos sites: CNT despoluir e EEA europa



Um comentário:

  1. Legal. Só estou aguardando resolver o problema do Posto Milenio jogando água suja na rua.

    ResponderExcluir