quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dicas saudáveis para um novo ano: 2012! Parte 1

O ano-novo chegou com novas promessas, novos objetivos ou até mesmo a determinação de concretizar aqueles que estão na fila de espera. Mas o bom mesmo é a sensação do novo, das mil e uma possibilidades. Essa sensação nos preenche, nos motiva, nos dá esperança de que tudo pode ser diferente. 
E, na verdade, é importante percebermos que todo momento é uma oportunidade de mudança. A cada segundo que passa nós somos presenteados com as muitas possibilidades de mudar a nossa vida para melhor. Ao nos darmos conta disso, a vida se torna extremamente fascinante. Então, que tal aproveitar estas dicas saudáveis abaixo e levá-las com você sempre, todos os dias? Feliz “ano-novo”! 



Lembre-se sempre: quanto mais natural, mais saudável.

Procure conviver cada vez mais com a natureza: campos, florestas, cachoeiras, montanhas, o mar, rios e lagos.

Levante-se o mais cedo possível, procure caminhar em meio à natureza, com os pés descalços pisando na terra e respirando um ar mais puro. Seu corpo, sua mente e seu espírito agradecerão.

Pratique diariamente exercícios físicos, lembrando que pedra que rola não cria musgo!

Programe-se para fazer mais piqueniques. As crianças adoram o contato com a natureza e se beneficiarão se consumirem alimentos naturais. O seu organismo precisa deles.

Agradeça pelo alimento. Com certeza, sua digestão será melhor e mais prazerosa.

 No horário das refeições, pense somente em coisas boas; concentre-se no presente; valorize o momento, a tranquilidade, a família ou os que compartilharem com você a refeição.

 Na hora de comer, evite lugares barulhentos, confusos ou tumultuados. Faça da sua alimentação algo que nutra todos os seus sentidos.

Evite líquidos durante as refeições, pois eles diluem os sucos gástricos, diminuindo a capacidade do organismo de digerir os alimentos e atrasando a digestão. Isso pode provocar gases e gerar substâncias prejudiciais que sobrecarregam o fígado e os rins, enfraquecendo também o sistema imunológico. Reeduque-se para só tomar água ou líquidos uma hora antes das refeições e duas horas depois, dando tempo ao organismo para fazer a digestão adequadamente.

Tome um copo de água pura e fresca antes de se deitar e outro pela manhã, em jejum. Isso auxilia os rins e a bexiga a eliminar as substâncias tóxicas do organismo e regula a temperatura do corpo.

Cuidado com a temperatura dos alimentos, sejam líquidos ou sólidos. Alimentos e bebidas muito gelados podem trazer consequencias desagradáveis. Nada melhor do que um copo de água fresca.

Informações retiradas do livro “Lar Vegetariano – Introdução ao Vegetarianismo/Filosofia/Nutrição Espiritual” – Ed. Cultrix
Malu Paes Leme (malu_maga@yahoo.com.br) é blogueira e escritora, autora de “Alimentação Inteligente – Receitas Naturais” (Ed. Livros Ilimitados). É frugívora desde 2008 e escreve sobre alimentação crua.


Fonte da reportagem: Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário