segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sete Lagoas recebe mais oito Academias ao Ar Livre, do projeto Ginástica para todos

Reportagem do jornal www.setelagoas.com.br
Seg, 03 de Dezembro de 2012 12:14


Começa nesta semana a instalação das novas Academias ao Ar Livre recebidas no último dia 27 de novembro por meio do projeto Ginástica para todos. Ao todo serão instaladas oito unidades, cada uma composta de 10 aparelhos, em diversos pontos da cidade. Receberão as academias locais de muito movimento e utilizados para práticas esportivas como os complexos das lagoas Paulino, Catarina e Cercadinho, além de alguns bairros.


Inauguração da Academia ao Ar Livre da Lagoa da Boa Vista / Foto: Cíntia Rezende


As novas academias vêm incentivar a população com idade superior a 14 anos à adoção de uma vida saudável baseada na prática regular de exercícios físicos. De acordo com a secretária de esportes e lazer Lídia Lane, é importante que a faixa etária e finalidade do uso das academias sejam respeitadas a fim de evitar lesões e danos aos usuários. “Os equipamentos disponíveis nas academias ao ar livre são recomendados para adultos e jovens maiores de 14 anos. Por serem específicos para atividades físicas, a sua utilização para outros fins e o desrespeito à faixa etária, podem causar lesões.”

Viabilizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Obras, Governo do Estado e Federação Mineira de Ginástica, o Projeto Ginástica para Todos busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaços públicos. Em todo o Estado, 119 municípios receberão conjuntos de equipamentos para atividades físicas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG).

O conjunto de equipamentos da Academia ao Ar Livre é semelhante aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, e formam um circuito eficiente no trabalho de todos os grupos musculares. Os aparelhos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e, por serem usados por pessoas adultas de todos os tamanhos e idades, não necessitam de ajuste, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.

Da Redação, com informações de Ascom Prefeitura Municipal