sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para secretário de Meio Ambiente projeto aprovado na Câmara "é inconstitucional

Reportagem do site: www.setelagoas.com.br.
Link da reportagem: clique aqui


Após aprovação na Câmara, em primeiro turno, dos projetos de autoria do vereador Caio Dutra que preveem a diminuição da Área de Preservação Ambiental (APA), na Serra de Santa Helena, e a construção de um empreendimento para abrigar 20 mil pessoas na região, o assunto foi um dos mais debatidos pelos sete-lagoanos nas redes sociais, na quarta-feira (24).

Procurado pela reportagem do SeteLagoas.com.br, o secretário de Meio Ambiente de Sete Lagoas, Cláudio Figueiredo (Busu), afirma que o tema é complexo e que o projeto do vereador Caio Dutra “é inconstitucional”. Segundo Busu não foram feitos estudos técnicos para viabilidade dos projetos. Segundo o secretário a área total da APA é de 4.928 hectares, mais 4.500 campos de futebol, e o projeto votado na Câmara prevê a retirada de 160 hectares dessa área para serem loteados.

Secretário de Meio Ambiente Busu pede participação de todos na audiência pública do próximo dia seis / Foto: Quin Drummond

A lei federal 9.985 de Julho de 2000 constituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. "Critérios esses que não foram seguidos dentro do projeto apresentado pelo vereador Caio Dutra". O secretário Busu afirma que desde 2009, a partir de decreto do prefeito Maroca, está proibida qualquer intervenção na área até a finalização dos estudos de impacto ambiental. “Os estudos foram feitos e vamos apresenta-los na audiência pública do próximo dia seis. A questão é tão séria por que as águas das chuvas são absorvidas pelo solo. Se a terra for impermeabilizada no pé da serra as águas vão para o córrego do Diogo aumentando o risco de inundação. Isso é só um exemplo, fora a importância da região para a cidade”, adverte Busu.

O secretário faz um apelo e convida todos os interessados, inclusive os vereadores, para audiência pública no próximo dia seis de Junho, às 18hs, na Casa da Cultura de Sete Lagoas para discussão do projeto de zoneamento da APA e apresentação os estudos sobre a região. A Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira está na Av. Getúlio Vargas, 91, Orla da Lagoa Paulino.

Reunião em que o projeto de zoneamento da APA foi votado / Foto: Marcelo Paiva

O projeto aprovado na Câmara na terça-feira (22), segue para apreciação do prefeito Maroca. Procurado pela reportagem do SeteLagoas.com.br em seu gabinete, Caio Dutra não foi encontrado para falar sobre o projeto. Fomos informados pelo assessor do vereador, Zezé, que “O Dr Caio Dutra está operando, você consegue falar com ele aqui (na Câmara) na próxima terça-feira”.

Nota referente à supressão dos espécimes de Ficus Benjamina na Avenida José Sérvulo Soalheiro


Essa semana está acontecendo a supressão de algumas espécimes de ficus, que após realização das podas passaram por nova vistoria,onde foi diagnosticada a necessidade de supressão destes. Os espécimes suprimidos, tem sua base, sistema radicular ou grande parte de seu tronco comprometidos. Essa situação é resultado de podas constantes e inadequadas feitas anteriormente, da infestação de formigas e cupins, da falta de área de infiltração somadas ao plantio de uma espécie inadequada para a arborização desta Avenida. 
Aproveitamos a oportunidade para reforçar que a Secretaria De Meio Ambiente tem um programa de doação de mudas arbóreas, com orientação técnica. Assim, cada sete-lagoano poderá dar sua parcela de contribuição para a arborização de nossa cidade. A Secretaria de Meio Ambiente está de portas abertas para recebe-los e sanar quaisquer dúvidas, no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº618, Centro ou pelo telefone 3771 9441. 


Supressão

Infestação formigas e cupins


Tronco comprometido

Sinais de infestação de insetos

Confira mais fotos aqui



Mutirão de Plantio com as crianças do CAIC

Confira as demais fotos aqui.







quinta-feira, 3 de maio de 2012

INAD - DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO

Aula ministrada aos integrantes da Guarda Mirim Comunitária do Projeto Inovar







Ação de conscientização social desenvolvida na praça do CAT




Ação de conscientização social desenvolvida no Shopping Sete Lagoas





Limpeza Urbana

LAGOA BOA VISTA 23/04/2012





PRAÇA DOM CARLOS CARMELO MOTA 18/04/2012





MUSEU FERROVIÁRIO E ADJACÊNCIAS 17/04/2012



PRAÇA DA IGREJA SÃO CRISTÓVÃO 27/03/2012



CAMPO DA PRAÇA DOUTOR MARCELO VIANA 




 ILHA DAS FLORES 17/04/2012




 LIMPEZA DA AVENIDA NORTE E SUL





LIMPEZA DA SERRA SANTA HELENA 24/04/2012





 LIMPEZA DA AVENIDA SABARÁ





 LIMPEZA DO BAIRRO SÃO GERALDO





Orientação Técnica para transplantio:

Ao transplantar uma espécie, tome certos cuidados, principalmente com a pressa. A planta sofre, porque seu sistema radicular está acostumado com um tipo de solo e insolação, e tais condições não podem repentinamente ser alteradas. É importante fazer, com mais ou menos um mês de antecedência, a "sangria".
Encharque o terreno. Em seguida, cave em volta do torrão, cortando as raízes laterais, mas NÃO corte nem mexa com o pivô da raiz (aquela ponta mais profunda).
Espere ao menos 3 semanas. Esse prazo vai depender da espécie ou do tamanho da planta. Quando faltar mais ou menos uma semana para levá-la para o lugar definitivo, faça o berço novo e prepare-o com o adubo e substrato. Deixe esse adubo curar no local que vai receber a planta transplantada.
Depois disso, volte lá onde você deixou a planta que foi "sangrada" e faça o "desmame", ou seja, separe-a da mãe-terra, tirando a última ponta de raiz que havia ficado enterrada. Com isso a planta será separada do solo e poderá ser levada e plantada no berço novo.
Ao chegar no berço novo, que uma semana antes já estava com a adubação e o substrato prontos e curtidos, reabra este buraco, desenrole o torrão que estava envolto em saco plástico, coloque-o no lugar e encharque. Encha tudo com água, para reidratar as raízes, e vá colocando a nova terra, compactando-a sutilmente.
Se for necessário (e isso vai depender do tamanho da planta), faça o tutoramento em triângulo e cuide bem da sua planta transplantada, aguando conforme necessário para cada espécie.

Programa Sete Lagoas com Postura Ambiental

Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Rafael Tadeu Melo Franco e Luciana Thomsen) realizaram palestra, no dia 18 de abril, na ESCOLA DO LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS, divulgando a Campanha do INAD 2012 - Programa Sete Lagoas com Postura Ambiental - Setor de Educação Ambiental da SMMA.


Programa Agente Ambiental Voluntário Escolar

No dia 19/04/12 em continuidade ao Programa Agente Ambiental Voluntário Escolar (Programa de Educação Ambiental 2012), a Brennand Cimentos, equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Ambiental realizaram uma visita na Lagoa do Boa Vista com os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Márcio Paulino. O objetivo desse passeio foi mostrar a biodiversidade da lagoa.