terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Segunda parte das dicas ambientais sobre Água!

Hoje daremos continuação às dicas sobre água, um bem muito importante que devemos sempre dar valor, proteger e preservar.
Ps: Obrigada Ramon Lamar pela atenção às nossas dicas!


  Lavando o automóvel com a mangueira pode gastar 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde: a economia será de 520 litros.

 Mangueira ou vassoura? Ao lavar a calçada, muitas pessoas utilizam a mangueira como se fosse vassoura. O certo é utilizar uma vassoura de verdade! Depois, se quiser, jogue um balde d’água, mas não deixe a mangueira aberta o tempo todo gastando até 300 litros de água.

 Cuidando do jardim: ter um jardim bonito e bem cuidado sem desperdiçar água é possível. Antes de abrir a torneira, consulte a meteorologia. Caso tenha previsão de chuva, não é necessário irrigar o jardim ou as plantas na sua varanda! Molhando as plantas envolve um gasto médio de 186 litros em 30 minutos. Que tal armazenar a água da chuva para molhar suas plantas? Regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia e apenas quando necessário, usando um esguicho tipo "revólver" que libera a água só quando acionado. 

 Outra dica legar se você tiver um aquário: ao limpá-lo, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, e as plantas vão adorar!

 Comprando produtos locais: boa parte do custo dos produtos que compramos vai para pagar o transporte rodoviário que, por sua vez, gera toneladas de CO2. Se procurarmos comprar produtos da nossa região - especialmente frutas, legumes, etc. - reduzimos esse impacto.

 Economizando energia elétrica. No Brasil, a maior parte da nossa energia vem das hidreléticas. Elas, por sua vez, causam danos ambientais, impactos sociais e geram métano. A gente pode fazer nossa parte para reduzir o consumo. Por exemplo, podemos trocar lâmpadas incandescentes para as fluorescentes, mais econômicas. Podemos ficar menos tempo no chuveiro, reduzindo simultaneamente o uso da água e o consumo de energia.


Afinal, qual é sua pegada ecológica? Você acha que é uma pessoa consciente, que tenta minimizar seu impacto? Entre no link e faça o teste, para saber como anda sua contribuição para preservação do nosso planeta: http://www.pegadaecologica.org.br/


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dicas ambientais de hoje: água! parte 1

Cada um pode fazer sua parte para ajudar a nossa Terra sobrecarregada e sofrida. São pequenas ações que não nos custam nada, apenas pedem um pouco de reflexão e um pouco menos egoismo. Veja abaixo algumas sugestões de como você pode ajudar, especialmente no que diz respeito à água trazida até você!




De onde vem a água que bebemos? Do mesmo rio onde jogamos esgoto! Vamos pressionar as municipalidades a investir no tratamento do esgoto. É importante para nosso bem-estar e o dos amigos que vivem rio abaixo.

Água mineral em sua casa, de preferência só de garrafão! As garrafas menores, descartáveis, além de poluir o ambiente acabam saindo bem mais caro.

Banho e dentes. Tome banho rápido! Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 10 minutos economizam água e energia elétrica. Escovando os dentes com a torneira aberta, você pode gastar 25 litros. O certo é primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o suficiente para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.

Na cozinha, não lave os alimentos ou pratos com a torneira aberta, utilize sempre um recipiente. Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas. Ao lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo, você acaba desperdiçando até 105 litros. É melhor primeiro passar a esponja e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez. Se você tiver lava-louças, use-a apenas quando estiver cheia.

Não despeje óleo de frituras usado na pia ou vaso sanitário, ele flutuará sobre a água e é muito difícil de eliminar. Jogar na pia ou por outro ralo é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? Porque ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos! Se despejado no ralo, o óleo de cozinha torna-se um grande poluidor, facilita o entupimento dos canos e exige gastos maiores na rede de tratamento de esgotos para decantá-lo. A saída é a reciclagem. Procure saber se existe uma empresa na sua cidade que coleta óleo usado - há muitas!

Ao lavar roupas, apenas use a máquina de lavar quando ela estiver bem cheia. Não exagere no uso de sabão em pó, porque ela vai acabar nos nossos rios.

Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Hoje existem vasos sanitários com descargas que utilizam menos água ou que tem duas opções da quantidade de água a ser despejada.

Vazamento de água? Feche o registro e todas as torneiras (internas e externas) e observe se o hidrômetro continua movimentando os ponteiros. Em caso positivo, deve existir um vazamento. Fique de olho e feche sempre a torneira! Ao deixar a torneira aberta, você pode estar gastando de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia – o que equivale ao consumo médio por pessoa por dia na África.

Fonte: clique aqui

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Compartilhando o belo "flagra" feito pelo biólogo Ramon Lamar

Por Ramon Lamar: Morador consciente

"Enquanto reclamamos dos crescentes danos ao patrimônio público, inclusive a destruição de mudas recém-plantadas na Av. Villa Lobos, o morador da foto abaixo foi ao canteiro central e com uns barbantes amarrou a muda de quaresmeira que se encontrava em risco de quebrar."

Continue lendo aqui!



Foto: Ramon Lamar

Parabéns e obrigada Ramon pelo trabalho e pelas excelentes contribuições!

Revitalização da Lagoa da Catarina. Foto atual!

Vista da Lagoa da Catarina que está em processo de revitalização. 


 (Foto: Alessandra Casarim - 19/01/2012)

Dicas ambientais de hoje: Solo!

PRESERVE A QUALIDADE DO SOLO QUE UTILIZAMOS!

O lixo nunca deve ser jogado diretamente no chão ou em terrenos baldios, muito menos por janelas de carros e ônibus e sim em lixeiras;


As plantas protegem o solo e evitam desmoronamentos principalmente nos períodos chuvosos, portanto evite o desmatamento;


Produtos químicos como agrotóxicos que contaminam o solo e a água devem ser usados de forma controlada e somente quando necessário;


Prefira a compra de produtos biodegradáveis (todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos no meio ambiente);


Prefira a compra de produtos orgânicos (aqueles cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos).

Fonte: clique aqui

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Substituição de lixeira danificada por vândalos

Foi substituída ontem (18/01/2012) a lixeira queimada e quebrada por vândalos na Avenida Prefeito Alberto Moura, de frente ao Serpaf. A Secretaria De Meio Ambiente conta com a colaboração de todos na preservação do patrimônio público.

Lixeira reposta


Projeto paisagístico na "Academia ao ar Livre"

A equipe de Paisagismo da Secretaria De Meio Ambiente finalizou na semana passada o projeto paisagístico no entorno da "Academia ao Ar Livre" localizada no Parque Náutico da Boa Vista.

Equipe de arborização procedendo o plantio

Dicas ambientais de hoje: Automóveis!

Todos podemos colaborar com a conservação do meio ambiente. Veja algumas dicas aplicadas ao cotidiano sobre hábitos ambientalmente saudáveis e consumo sustentável!




Sabia que pode reduzir a poluição atmosférica reciclando os resíduos que produz? — 2008-07-15Se reciclar vidro, papel, pilhas, óleo de motor e latas de alumínio, estes materiais podem ser reutilizados e contribui para reduzir o volume de resíduos incinerados em 70%.


 Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia.


 Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.

 Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento, onde se consome muito combustível para tirá-lo do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.


 Procure desligar o veículo em paradas prolongadas.

 Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.

 Verifique o estado do catalisador do sistema de exaustão. Este componente é muito importante para a redução das emissões, pois, quando obstruído, reduz a eficiência do motor, aumentando o consumo de combustível.

 Procure abastecer em postos de confiança e confira sempre a lista dos fornecedores fraudulentos no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – www.anp.gov.br.

Não jogue lixo pela janela, isto não reduz o consumo de combustível, mas o meio ambiente agradece!

Fonte: clique aqui

Informação retiradas dos sites: CNT despoluir e EEA europa



Plantio de mudas no Bairro Montreal II

Foi realizado no dia 18/01/2012 o plantio de 28 mudas arbóreas no entorno do campo localizado no Bairro Montreal II pela equipe de Arborização da Secretaria De Meio Ambiente.

Equipe de Arborização do SMMA realizando o plantio

VEJA A REPORTAGEM, NESTE LINK

Revitalização da Lagoa da Catarina a todo vapor!

No dia 10/01/2012 , foram instalados por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente novos bancos e lixeiras na orla da Lagoa da Catarina, concluindo assim mais uma etapa da revitalização do local. Confira!


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Secretaria de Meio Ambiente recebe ajuda da comunidade para resolver situação da Rua Independência - Matéria do site setelagoas.com.br

A Secretaria de Meio Ambiente aguarda, por escrito, as reivindicações feitas pela comunidade do Santa Luzia sobre a atual situação da Rua Independência, no bairro Santa Luzia, que sempre abriga um monte de lixo doméstico e entulho, que se acumula perto do cemitério de mesmo nome.



Rua independência, no bairro Santa Luzia - Imagem: SECOM/Meio Ambiente

A situação acontece mesmo com a coleta de lixo, que é feita regularmente, três vezes por semana. O que acontece, é que moradores da região depositam lixo na via, que a cada dia acumula mais volume de resíduos.

Após uma reunião realizada na semana passada com a comunidade e a secretaria, os moradores ficaram de encaminhar as demandas até essa semana. Segundo o supervisor de Meio Ambiente, Wanderson César, a Secretaria de Meio Ambiente está viabilizando também um mutirão de limpeza no local, que vai acontecer em breve. “Vamos trabalhar junto com a comunidade para conscientização de todos em manter a região limpa”, finaliza Wanderson.

Da redação, com informações da SECOM/Meio Ambiente


Fonte: Site www.setelagoas.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vândalos depredam academia antes da inauguração.

Smel pede ajuda à comunidade para denunciar vandalismo.

Antes mesmo de ser inaugurada, a academia ao ar livre, instalada recentemente no Parque Náutico Lagoa da Boa Vista, numa ação conjunta entre secretarias de Esporte e Lazer, Obras e Meio Ambiente, sofreu ataques de vândalos neste final de semana. A secretária de Esporte, Lídia Lane lamentou o que considera um crime e conclamou a comunidade da Boa Vista a ajudar a vigiar e a cuidar deste que é um bem público oferecido à coletividade. “Vandalismo é crime e por isso a Polícia deve ser imediatamente acionada”, destacou.




Nos últimos dias foram finalizados os projetos de paisagismo e recuperação do piso para receber os equipamentos. O material furtado (punhos) será reposto para que a academia ao ar livre possa ser oficialmente inaugurada e entregue à população. A fim de que o projeto possa beneficiar a todos, Lídia Lane também pede a colaboração da babás e pais das crianças para orientá-los quanto o uso adequado dos equipamentos.



Breno Dias/Comunicação-Prefeitura


Aparelho com punho de proteção arrancado

O projeto Academias ao Ar Livre pretende estimular a atividade física como um investimento tanto no aspecto da saúde quanto no âmbito de valorização do esporte. A que será inaugurada nos próximos dias na Boa Vista é a primeira. Diversos bairros da cidade poderão contar com uma academia ao ar livre, onde um profissional estará orientando aos grupos de esportistas quanto o uso correto dos equipamentos.


Fonte: Metropoli. A revista virtual de Sete Lagoas (
Link: clique aquie Prefeitura Municipal de Sete Lagoas (Link: clique aqui).


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Projeto "Gisnástica para Todos" no Parque Náutico da Boa Vista

Foram concluídas ontem (10/01/2012) as instalações dos aparelhos da Academia ao ar Livre (Projeto "Gisnástica para Todos" - Governo de Minas) no Parque Náutico da Boa Vista. A execução de todo o projeto aconteceu através da parceria da Secretaria de Obras, Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria De Meio Ambiente. Visto que o projeto busca uma melhor qualidade de vida para todos, contamos com colaboração de toda a comunidade para conservação dos mesmos.







Revitalização da Lagoa da Catarina

Uma equipe da Secretaria De Meio Ambiente, esteve ontem (10/01/2012) na Lagoa da Catarina para dar início a mais uma etapa de revitalização do local. Realizou-se a medição dos locais onde serão instalados novos bancos e lixeiras para a manutenção da limpeza, além dos locais que receberão novas espécies que substituirão as que foram suprimidas para desobstrução da iluminação pública.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Obras do aterro

Seguem firmes as obras da construção do galpão localizado no Aterro Sanitário Municipal. A construção do mesmo visa melhorias no trabalho da Coleta Seletiva da cidade.


A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. É através da Coleta Seletiva que conscientizamos uma comunidade sobre o problema do desperdiço dos recursos naturais e da poluição que atinge o meio ambiente.



A equipe da Secretaria De Meio Ambiente continua o plantio do Cinturão Verde do Aterro Sanitário Municipal de Sete Lagoas que será ainda na primeira quinzena de janeiro.

Reportagem do site www.setelagoas.com.br: Lagoa da Catarina recebe nova iluminação

A secretaria de Meio Ambiente de Sete Lagoas dá continuidade ao processo de revitalização da Lagoa da Catarina, mesmo com o período chuvoso.
O Secretário da pasta, Cláudio Busu, realizou uma visita técnica na Lagoa da Catarina juntamente com Caramelo Nacif, do setor de Iluminação Pública de Sete Lagoas.




Ações continuam para revitalização da Lagoa da Catarina

Há semanas, uma equipe técnica composta por representantes da secretaria de Meio Ambiente de Sete Lagoas e da Embrapa, fizeram uma visita ao local, com o objetivo de estudar a melhor maneira para revitalização e urbanismo da lagoa.

De acordo com a Gerente de Parques da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Cassarim, neste momento, está sendo feito um estudo e avaliação, a fim de evitar que a lagoa passe por problemas como a seca, que inicia a partir do mês de abril.

Outro fator que também é analisado, é a utilização de uma técnica para conter os pontos de infiltração da Lagoa. Há alguns meses, a secretaria de Meio Ambiente de Sete Lagoas vem estudando e planejando a revitalização de toda a lagoa.

Para isso, são ouvidas pessoas de diferentes áreas como ambientais, paisagismo entre outras, que ajudarão na elaboração de uma ação conjunta para a concretização da revitalização.

O passeio no entorno da lagoa também está sendo arrumado. Após essas ações, será a vez da retenção da água. Já estão sendo estudadas algumas técnicas para serem implementadas com este objetivo. Também já foi realizada a desobstrução dos bueiros no centro da cidade.

De acordo com a Prefeitura de Sete Lagoas, outros locais públicos também serão revitalizados com o objetivo de deixar a cidade ainda mais bonita. A ação é conjunta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras Públicas e Trânsito e Transporte Urbano.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

E o trabalho continua na Lagoa da Catarina...


Apesar da intensidade das chuvas nos últimos dias, a revitalização da Lagoa da Catarina continua a todo vapor. O Secretário Cláudio Busu realizou uma visita técnica na Lagoa da Catarina com Caramelo Nacif (Setor de Iluminação Pública) onde hoje será inaugurada a nova iluminação.